O Mito do Google

O Mito do Google: O Google Vai Dominar o Mundo!

A Realidade: O Google fez uma revolução, mas não sabe como fará para sustentá-la

O que sustenta o Google não é uma estratégia consistente, mas sim um mito coletivo. Esse mito foi criado e é reforçado por dois grupos. O pessoal corporativo que vê o crescimento exorbitante do Google, e não consegue ver a sua incapacidade de manter tal crescimento. Mas a visão imediatista cria uma aura divina à empresa. E o público de Geeks (adoradores de tecnologia, normalmente jovens) que porque usam todas as dezenas de ferramentas do Google acham que ele já domina o mundo, sem levar em conta se são usadas em massa por não-geeks ou se esses serviços dão um centavo sequer para a empresa. Ou alguém acha que o Picasa (programa de imagens do Google) tem algum acesso relevante ou gera alguma receita simbólica que seja.

Num pouco espaço de tempo a estratégia do Google era anúncios no Jornal, TV e rádio. Buscas em desktops que iriam revolucionar o mundo (para isso criaram o Google Desktop). Depois das divagações estão cada vez mais inclinados (pelas declarações dos executivos da empresa) a fazer anúncios em banner!

Enquanto o Google fica brincando de fazer mapas das cidades, das estrelas e da Terra. Vemos pouquíssimas experimentações em buscas. Lembrando que o grande erro do Yahoo foi não ter comprado o Google por alguns milhões de dólares (bem no início da história da empreitade de Page e Brin), o Google bem que deveria comprar empresas de busca e pensar em novas possibilidades de buscas.

Alguém acha que uma empresa manterá crescimento exorbitante em pleno século XXI com banners?

O Mito: O Google é a Empresa Mais Inovadora

Realidade: O Google é bom pra Fazer Farra e RP (Relações Públicas)

Investir em restaurantes e campos de hockey para os funcionários, investir em carro híbrido ou em lançar dezenas de serviços web sem foco é bonito para aparecer na imprensa, mas não gera resultado.

Pode ganhar respeito das pessoas ao se fazer essas coisas, mas nenhuma empresa está preparada para o futuro fazendo investimentos “bonitos” em vez dos que geram resultado. E mesmo sem foco, os serviços que realmente fazem sucesso (com exceção do Gmail) foram comprados pelo Google e não criados por ele (como o Blogger e o Youtube).

Muitos dizem que o Google está certo em fazer investimentos enquanto tem dinheiro para tal. Concordo também, só que a questão é COMO esses investimentos são feitos.

Alguém acha que um site de busca terá futuro e permanecerá relevante investindo em carro elétrico ou num site para ver estrelas?

O Mito: O Google é uma empresa bem melhor do que o Yahoo

Realidade: O Google é o Yahoo de 5 anos atrás.

O Yahoo há 5 anos atrás era tida como uma empresa inovadora, que lançava uma série de serviços “tidos como inovadores” (Yahoo Shoposphere, Yahoo 360 e etc). Porém, hoje foi passada para trás pela sua incapacidade de se renovar. E até recentemente houve um executivo que fez o Manifesto da Pasta de Amendoim, apontando que a empresa criou dezenas de produtos sem foco e sinergia entre eles. Além disso, os seus serviços de maior sucesso hoje é o Flickr e o Delicious, ambos comprados e não desenvolvidos na “super-inovadora Yahoo”!

O Google vai pelo mesmo caminho, daqui uns anos aparecerá um “Manifesto da Pasta de Dente” (o Google vai chamar assim porque é mais cool na imprensa). Dizendo que o Gmail, Google Maps, Youtube, Blogger e etc não têm sinergia.

Alguém acha que o Google não está percorrendo o mesmo caminho que o Yahoo, o que o levou à atual crise?

Participando do “Blogagem Inédita”

18 Comments »

  1. pedrotxp Said,

    March 17, 2008 @ 5:33 pm

    Eu nunca fui muito a favor de endeusar empresas de softwares, muita gente tem essa mania, tal como fazem com seus grupos de rock e filmes favoritos, tem a tendência de fazer o mesmo com seus softwares e serviços online. Google é uma empresa diferente, mas não por muito tempo. Não gosto do windows xp e nem dos vários serviços da microsoft, mas sigo usando o Windows, por não ter grana para um Mac e nem saco para usar Linux, e a MS continua sendo a mais forte, porque sobrevive aos concorrentes ano após ano. Sem contar que daqui a pouco aparecem uns malucos em uma garagem que conseguem fazer algo diferente e ganham o mercado de um dia para o outro, como é de costume na era digital.

  2. Marília Said,

    March 18, 2008 @ 3:20 am

    Discussão interessante!

  3. Artur Carvalho Said,

    March 18, 2008 @ 4:05 am

    “Alguém acha que uma empresa manterá crescimento exorbitante em pleno século XXI com banners?”
    - Pode manter. Os lucros vêm dos anúncios, banners são anúncios. E desde o início que têm banners, o que é que significa que agora é que vão usar banners?

    “Alguém acha que um site de busca terá futuro e permanecerá relevante investindo em carro elétrico ou num site para ver estrelas?”
    - Pode permanecer. Os carros eléctricos (ou outro tipo de energia renovável) são o futuro. Software gratuito é uma óptima forma de atrair utilizadores.

    “Alguém acha que o Google não está percorrendo o mesmo caminho que o Yahoo, o que o levou à atual crise?”
    Ninguém sabe.

    E a questão é mesmo essa, em tecnologia o futuro é incerto, mas os passos que a Google tem dado têm reforçado a posição.

  4. Diego Said,

    March 18, 2008 @ 1:20 pm

    Pedro e Marilia, obrigado pelas contribuições.

    Artur, Banner é um formato que não está em crescimento. Pelo contrário ninguém aposta como uma mídia de futuro. Hoje dá dinheiro, mas muito menos do outras opções de mídia (como links patrocinados).

    Concordo que carro elétrico e etc é o futuro, porém o Google é uma empresa/site de busca na Internet. E foco é tudo, assim é muito mais provável que a Ford ou dois garotos numa garagem contruam um carro elétrico do que o Google.

    O futuro é incerto sim, porém suas apostas têm que ser coerentes com uma visão clara de futuro.

  5. Diego via Rec6 Said,

    March 18, 2008 @ 1:32 pm

    O Mito do Google « Diego Monteiro

    O que sustenta o Google não é uma estratégia consistente, mas sim um mito coletivo. Esse mito foi criado e é reforçado por dois grupos.

  6. Aldo Pacheco Said,

    March 18, 2008 @ 2:03 pm

    Nobre Diego,
    Muito bom esse seu artigo, discussões coletivas sempre são interessantes.
    Buenas concordo em parte com as suas afirmações sobre o “Mito Google”.
    quanto a comparar google com yahoo!! não concordo, a “grife” criada pelo Google foi maior e mais concistente que à crida pelo concorrente. o Yahoo tecnicamente era e é infinitamente infeiror ao Google - tecnicamente !! -
    Concordo que empresas de Internet estão sujeitas a trajetórias parecidas, pois, são muito cíclicas, mas vejo consistencia no google, falando em sucesso temos que levar em conta duas coisas, ou a impresa inova a cada minuto (coisa que é utópico) ou sabe investir bem, realiza boas aquisições… ai é que chegamos aonde vejo que o Google esta, suas aquisições em maior parte são bem direcionadas e até então acertada a meu ver… os investimentos em carro elétrico e coisas do tipo politicamente-correta que o Google faz tem mais a ver com mídia que qualquer outra coisa, da mídia expontânea e com custos muitas vezes menor que o de uma campanha de reforço de marca, sem falar no resultado que é mais mensurável… do ponto de vista de negócios.
    Acredito que como vc diz alguem em breve vai sair de uma garagem com um novo “google” mas o Google não será uma super nova, creio que o Google se tranformará sim em uma empresa mais séria e o seu crecimento não será tão grande quanto agora mas será sempre (ou por muito tempo) a Google…
    Apesar de admirar mais outras empresas tenho que reconhecer que eles são hoje um fenômeno sem igual

  7. Richardson (Vix) Said,

    March 18, 2008 @ 5:21 pm

    Enquanto existirem idéias de produtos/serviços “inovadores” ou outros copiados de empresas menores, o Google sobreviverá, assim como Yahoo, Microsoft, Apple (com o seu “inovador” iPodphone) e outras empresas. No final o que manda é o marketing feito em cima do pseudo-pioneirismo.

    O Google não vai acabar, mas é o que já vemos, está perdendo a força, só que o charme continuará, ela já fez o seu nome, assim como Yahoo e tantas outras.
    Citando um site/serviços entre tantos mais antigos, Altavista, praticamente morreu para o fim que era mais conhecido, search engine, mas não deixou de ser usado e lembrado, assim como bombril. :)

  8. Maria Luiza de Oliveira Said,

    March 18, 2008 @ 5:55 pm

    Muito interessante, Diego. Nunca tinha parado para comparar google com yahoo, eu que sou do tempo da máquina de escrever. Para mim, tudo ainda é um tanto espantoso.
    Agora, cadeia de valores bem amarradinha não faz mal pra ninguém, como diria o Porter.
    Beijão
    Malu

  9. Carlos Said,

    March 18, 2008 @ 9:33 pm

    “outras opções de mídia (como links patrocinados)” - quem é o rei dos links patrocinados??

    O Google está focado em tecnologia. Quem não enxerga o automóvel funcionando em conjunto com um computador/internet não tem visão de futuro.

  10. Sérgio Luiz Araújo Silva Said,

    March 18, 2008 @ 10:10 pm

    Se o negócio do google não fosse tão atraente a Micro$oft não estaria literalmente desesperada para entrar na mesma onda, ou alguém acha que os caras da Micro$oft querem comprar o yahoo por filantropia.

    Outra coisa interessante é que o google foi o pioneiro no uso da web2 em larga escala, foi o primeiro a disponibilizar 1GB no e-mail, na época em que o hotmail só disponibilizava míseros 2MB.

    Podería-mos citar outros pontos, mas creio que os que citei acima dariam para uma boa reflexão.

  11. Felipe Hummel Said,

    March 19, 2008 @ 3:19 am

    Opa cara, vou expor algumas (várias) opiniões minhas hehe:

    “Vemos pouquíssimas experimentações em buscas.”

    Você vê poucas, não significa que tem poucas. Você sabia, por exemplo, que se tirassem o Pagerank do algoritmo do Google a gente ia sentir pouca diferença em termos de relevância, ninguém imagina isso né? O que é experimentação pra você? Web semantica? Fazer busca usando perguntas que o sistema entende? Isso sim é meio viagem (pra mim).

    “o Google bem que deveria comprar empresas de busca e pensar em novas possibilidades de buscas.”

    Novas possibilidades de busca tipo oq? O Google tem cientistas muito bons nessa área, tem um grande know-how e tem dinheiro pra testar a vontade. Empresas menores tentam inovar com tipos diferentes de busca que nem sempre são populares, nem sempre fazem sentido ou são de fato boas. (wikia search e as maquinas de busca que se dizem semanticas, não provaram nada ainda)

    “Alguém acha que uma empresa manterá crescimento exorbitante em pleno século XXI com banners?”

    O fato de eles fazerem isso hoje, não significa que amanha eles não vão mudar isso.
    O Google tem uma capacidade única de criar o perfil de seus usuários de forma bem precisa. Isso é uma mina de Ouro para publicidade, na minha opinião, só falta usar isso. (O Rec6 e Digg’s também são, mas só eu explicando pra você entender hehhe)

    “Investir em restaurantes e campos de hockey para os funcionários, investir em carro híbrido ou em lançar dezenas de serviços web sem foco é bonito para aparecer na imprensa, mas não gera resultado.”

    Não gera resultado? Tem gente que pensa o contrário, que bons ambientes incentivam o funcionário a trabalhar melhor. Dizem né =P

    “Alguém acha que um site de busca terá futuro e permanecerá relevante investindo em carro elétrico ou num site para ver estrelas?”

    Os gastos com essas 2 coisas são infimas. E melhorar relevância de resultados não precisa gastar montanhas de dinheiro. O TodoBR, máquina de busca da Akwan (comprado pelo Google em 2000 e pouco) era mais relevante que o Google para sites brasileiros na época, e foi feito por 2 doutorados (meu orientador! o/ hehe) e 3 graduandos.

    A diferença, pra mim, entre Google e Yahoo reside no fato de que o primeiro tem um “charme”, que conquista tantos fãs.
    Um usuário que é fã vale mais do que 2 usuários tradicionais. Eu não conheco ninguém que defende arduamente os serviços do Yahoo como melhores, nem da Microsoft.
    O Google tem o “seu jeito” de fazer os sites, e a gente ve esse “toque” em tudo. Simplicidade, funcionalidade.

    O futuro é incerto, grandes empresas já caíram. Mas estes argumentos não foram muito convicentes (o primeiro talvez).

    Abraço Diego!

  12. Rui Nelson Said,

    March 19, 2008 @ 11:14 am

    Não acredito em empresas eternas, mas ainda acho que o Google tem muitos cartuchos para “se queimar”.

    Abraço,
    Rui Nelson
    Realidade Subjetiva
    http://www.ruinelson.net

  13. Kaléu Caminha Said,

    March 23, 2008 @ 1:20 am

    Acredito realmente que a google dsde o seu começo não vê a internet apenas doponto de vista dos pc’s..os carros conectados, casas, etc estão aparecendo há muito tempo e eles sabem que o grande foco e o grande mercado do futuro esteja em colocar a internet em tudo, controlar isso e aí sim, a google poderia quem sabe alcançar a sua missão de organizar toda a informação do mundo.

    E quanto a programas para ver estrelas..eu não uso..mas sei que muitas pessoas amam a google por iniciativas como essa..e adorariam comprar um telefone que tivesse a marca google e se comunicasse perfeitamente com esses serviços..assim como um carro e google maps..uma casa e um sistema de “agenda” podendo avisar você dos seus compromissos na hora que quiser e no local mais propício..

    bem..
    as vezes a Google dá um pouco de medo. :-D só as vezes…

  14. Diego Said,

    March 24, 2008 @ 2:40 pm

    Aldo,

    O Yahoo na época dele também era tido como superior tecnicamente. Essa característica é totalmente relativa.

    Os investimentos do Google poderiam sim ser melhor direcionados, se justamente se preocupassem menos em relações-públicas e mais em oferecer melhores buscas e sites próximos a eles, com aquisições mais focadas… em vez de atirar para todo lado.

    Richardson,

    Isso que condeno no meu artigo que o “Marketing” vai sustentar um pseudo-pioneirismo, ou pseudo-inovação melhor dizendo. Porque daí vemos grandes empresas falindo como a PanAn, e o Banco Nacional.

    Como você disse o Altavista é um bom exemplo, deve ser hoje um escritorio com 3 funcionários.

    Maria Luiza,

    Sim, a grande vantagem do Google é sua cadeia de Valor (anunciantes e buscas em seu site + AdSense). Porém, é uma cadeia extremamente frágil que conta apenas com o hábito de se buscar no Google. Em vez do padrão de software da Microsoft.

    Carlos,

    Também acho que o computador irá se unir ao automóvel. O problema é você querer abraçar o mundo e fazer tudo. Foco é indispensável.

    Sérgio,

    Sim, o Google é um grande player hoje! mas com pouco potencial para o futuro… como muitos dizem que vai dominar o mundo!

    O Gmail é legal mas não dá um centavo para o Google.

    Felipe,

    O google testa algumas pequenas mudanças no algoritmo, ou na apresentação das buscas. Mas, ele deveria sim criar novos sites de busca radicalmente diferentes e ver sua resposta nos usuários como o http://www.searchme.com/ por exemplo.

    Ele deveria comprar ele em vez do Jaiku.

    Pensar em http://www.searchme.com/, e um milhão de possibilidades diferentes !

    Isso que eu acho que o Google realmente não conseguirá ganhar dinheiro com outras coisas, por não ter foco.

    Quem disse que um bom ambiente é um desfocado que não gera resultados?

    O Yahoo também tinha fãs! Ser fã é passageiro, todos vão mudar para o próximo queridinho sem nenhuma fidelidade.

    Rui,

    Você está certo, as empresas são perenes. Porém, deveríamos pensar em ter cartuchos consistentes para queimar.

    Kaléu,

    [O MESMO DO CARLOS] Também acho que o computador irá se unir ao automóvel. O problema é você querer abraçar o mundo e fazer tudo. Foco é indispensável.

    CONCLUSÃO

    Pessoal, uma empresa não precisa ter idéias legais e bonitas mas 3 coisas: FOCO, FOCO E FOCO!

  15. Mito do Google 2 e Novidade do Yahoo « Diego Monteiro Said,

    March 25, 2008 @ 4:22 pm

    [...] Março 25, 2008 Posted by Diego in Artigos, Estrategia, Web 2.0. trackback Meu artigo anterior Mito do Google, foi polêmico como eu imaginava. Porém, eu não imaginava que todos iam bater na mesma tecla, a [...]

  16. Daniel Said,

    April 23, 2008 @ 11:29 pm

    O Google nada mais é que uma vitrine virtual. Um espaço publicitário. Um catálogo de produtos. Similar aos gigantes da comunicação CNN, Reuters, etc. Fazem você ver propaganda e, em troca, oferecem informação. Com a vantagem do público especializado e focado na propaganda. Está fadado ao sucesso. Apenas isso.

  17. Diego Monteiro Said,

    April 24, 2008 @ 11:30 am

    Oi Daniel, perfeita sua explicação sobre o que o Google faz HOJE.

    Mas o meu questionamento é quanto ao Google ser uma empresa inovadora que dominará novos mercados de AMANHÃ. Todos o tomam como referência nesse aspecto, mas até hoje ela não conseguiu criar nenhum novo negócio, e como argumento em meu artigo eles não vão conseguir fazê-lo.

  18. Os mitos da Google… « Nataniel. Notas sobre as TIC Said,

    May 25, 2008 @ 7:45 pm

    [...] é um artigo interessante, aconselho a sua leitura. Etiquetado como:google, google mitos, google myth « Guia de [...]

Leave a Comment