Como Seria um Debate entre Blogueiros e Jornalistas? [Web]
Nesse sábado estive presente ao 2o Newscamp, evento de encontro para debates entre jornalistas, blogueiros e afins.
O evento foi durante o dia inteiro, mas pude ficar apenas de manhã. Estavam presentes dos que conhecia virtualmente o Wagner Fontoura, Ceila, Gil Giardelli, Gilberto Pavoni e o Eduardo Vasquez. Foi interessante que havia 3 tribos muito claras lá, os jornalistas Web, os Webs blogueiros e pessoas que trabalham em assessorias de comunicação querendo aprender sobre a tal da Web 2.0.
Houve uma separação em duas salas, uma acabou ficando apenas com as pessoas que trabalham em agência, os quais sentiram a falta de alguém da Web para lhes contribuir com o que vêem na prática do dia-dia. E a outra ficou com o pessoal da Web (a qual eu fiquei, rs).
- Não entendi nada! O pessoal falou muito de que (1) o mundo acadêmico não conhece o mundo dos blogs / colaborativo, (2) de que os jornais não sabem como entrar adeqädamente na web, (3) falaram até que jornalista está ganhando pouco!
Não entendi o que estas questões tem a ver com o que pode e deve ser feito por nós para melhorar a Web. O que as corporações / mídia tradicional fazem e como atuam não interferem em nada no que precisa ser feito (a Microsoft e as empresas de tecnologia na década de 90 pensavam que a Internet seria um mini-acessório dos computadores, e nem por isso deixou de a Web se realizar com a turma da garagem do Google, e-Bay, Yahoo e etc).
E o mundo acadêmico como as corporações nunca foi e talvez nunca será um influenciador ou “impedidor” no curso que a sociedade e a tecnologia se movem (ou você acha que Blogs são um fenômeno porque os professores de faculdade acham legal textos sem referências acadêmicas e citações de fontes impressas?).
- A falta de capacidade de ouvir! Com a Web 2.0, muitos têm medo de que o mundo vire um exército de pessoas que só falam e produzem informação com ninguém para consumi-la (coisa que não acredito de forma alguma). Porém, pude experimentar esse cenário de microfones de mais e ouvidos de menos nesse evento! Principalmente com o Gilberto Pavoni, o qual transformou uma roda de diálogo numa palestra particular, e se a palestra fosse sobre o tema até que ia, mas o respeitado blogueiro-jornalista começou a falar por meia-hora que o Ministério da Ciência tinha que ser separado do Ministério da Tecnologia, o discurso dele até fazia sentido, porém não tinha nada a ver com o que todos queriam discutir.
Duas Situações Hilárias: a primeira foi quando o Gilberto disse que todo mundo ali era classe A e B e uma menina disse que ela era de classe C! Então, ela entrou numa discussão furiosa com ele daí só faltou ela partir para as vias de fato com ele (e o pior que a garota teria certa razão). A segunda situação foi quando a Ceila educadamente disse que o Gilberto deveria deixar as outras pessoas falarem, foi que então nosso protagonista do evento disse: “têm gente aqui que veio aqui só para ouvir e não para falar algo!”. E com certeza ele não era uma dessas pessoas.
Conclusão: Valeu a pena ter participado do evento, repleto de pessoas interessantes e com mente inovadora. Apesar de alguns problemas e de quase se transformar no PavonisCamp. Foi bom pelas trocas de idéias informais, e nos inspira a ver o que aconteceu e melhorar para o NewsCamp 3a Edição. O que temos que pensar para o próximo evento é aprendermos a ouvir mais e com o formato aberto do evento tomar cuidado para que nas salas haja uma mistura de perfis para que a troca de conhecimentos flua.




Carol Said,
April 14, 2008 @ 8:15 pm
Eu acho sinceramente que educação tem sim a ver com o momento que estamos vivendo até porque acho que a molecada que vai consumir nossas informações, temos que passá-las de modo menos agressivo. Inclusive, eu que levantei e falei que era classe C - era não, eu sou! Eu moro em periferia, eu trabalho BEM longe de onde eu moro e tenho que pegar várias conduções no mesmo dia e o dinheiro que eu ganho no emprego vai todinho para pagar minha faculdade - agora, como eu conheço blog? Eu conheço porque sempre me interessei, porque não concordo com um monte de coisas erradas, me interessei porque tive uma base muito boa em casa, agora nem todos tem, acho que é melhor orientar para uma internet melhor agora do que achar que todo mundo já sabe fazer tudo…
Não concordo com essa briguinha de comadre que se transformou o debate entre jornalistas e blogueiros. A Web tem espaço para os dois grupos separados e para os dois grupos juntos, claro que uma junção faria bem para os dois lados, mas enquanto pessoas tratarem isso com baixo calão e usarem cabresto, é melhor ficar com suas devidas panelinhas…
Carol Said,
April 14, 2008 @ 8:36 pm
Mais uma coisa - eu ouvi TUDO, entendi algumas coisas, falei pouco e só falei porque me senti ofendida - imaginar que só porque é blogueiro será classe A e B é ridículo!
Balanço da segunda edição « NewsCamp Said,
April 14, 2008 @ 8:41 pm
[...] Como seria um debate entre blogueiros e jornalistas da web Catadão do Pérolas sobre o assunto Saldo final do Jaca Carambola Perguntas não param no Metamorfose Por poucos minutos do Derepente [...]
ceilasantos Said,
April 14, 2008 @ 8:49 pm
Oi diego, muito legal esse seu olhar pq nos aponta as melhorias. Mas a resposta é simples para aquilo que vc não entendeu: fazemos parte da mesma cadeia. Academia, jornalistas, blogueiros, empreendedores, publicitários vão ter que ensinar aprendendo senão a coisa não anda. A plataforma está cada vez mais aberta pela tecnologia facilita a integração e permite a convergência. Eu acredito que quanto mais sua estratégia estiver baseada em convergência de diferentes atores, melhor será para sua empresa amanhã. Imagine o Via6 como plataforma de teses e conversas do acadêmicos de novas mídias, com a informação dos segmentos de TI, Telecom e RH do jornalismo e ainda com a blogosfera e profissionais que já estão nessa rede. E discutir o agora, além do que passou no jornalismo é essencial para que a gente saiba onde não devemos reinventar a roda e onde precisamos acordar para não fazer de novo o mesmo do passado. Mas, Diego, essa é minha opinião pessoal. talvez esteja errada, mas não tenho dúvida de que é errando que a gente aptrende. obrigada pela participação e espero que o próximo newscamp seja ainda melhor.
Gilberto Pavoni Junior Said,
April 14, 2008 @ 8:57 pm
É verdade tudo isso aí q eu disse. Tudo estava num contexto. Tb recebi elogios sobre as mesmas opiniões. Coisa de diversidade de canais.
Parabéns pelo blog.
Daniel Heise Said,
April 14, 2008 @ 11:44 pm
Gostei do discurso da Ceila “fazemos parte da mesma cadeia” e “vão ter que ensinar aprendendo senão a coisa não anda”. Problema tem de todo lado, as vezes a blogosfera fica mesmo com uma cara de egosfera, as vezes o jornalista se fecha para o conteúdo não “qualificado”. Por outro lado pode acontecer de todos se reunirem numa área de comentários de um dado blog e aí coisas interessantes podem surgir. Sei que o Gilberto é um cara muito antenado com excelentes intenções. São poucas as pessoas que procuram trazer as tendências do mundo a fora para o leitor brasileiro como ele.
Os rótulos todos não ajudam muito, mas gostaria de saber uma coisa: surgiu no evento alguma ideía nova que possa gerar negócios interessantes?
Diego Said,
April 15, 2008 @ 2:41 pm
Carol,
você tem razão Colaboração, não é só ter um blog ou um twitter. Mas, saber ouvir. E outra coisa importante é o não-julgamento!
Temos que tomar cuidado com o nosso enorme poder que vem com o espaço para ser escrever, se expressar e ser ouvido! Para não acabar querendo saber mais do que a própria pessoa de que classe social ela é (ainda mais se isso tivesse alguma importância).
Essa contradição de software colaborativos com pessoas não-colaborativas leva a isso que você disse acabar por travar uma guerra com os jornalistas.
Ceila e Daniel,
eu queria mostrar uma visão diferente dessa. Mostrando que não fazemos parte da mesma cadeia! Existe uma cadeia nova (a cadeia 2.0 talvez) que existe por si, e depende em nada das Corporação muito menos do Mundo Acadêmico. Ou seja, o mundo colaborativo vai acontecer mesmo que todas mega-corporações e universidades do mundo ignorem ela. Concordo sim que o ideal seria que estes tivessem engajados nesse processo, mas alguns estarão por opção e inovação e outros não (que provavelmente irão passar por dificuldades nos novos tempos ou até falir).
A questão é que me parece que o caminho é nos preocuparmos com o processo que está acontecendo, em vez de olharmos para os que estão de fora. Quando fortalecemos o processo de colaboração e socialização, damos até oportunidade para esses que estão de fora (universidades e corporações) se engajarem no processo. Mas caso apenas o critiquemos, mostrando como somos bons e como eles são ruins, só iremos gerar repulsa deles.
Gilberto,
Não me espanta você ter recebido elogios, porque suas idéias são boas e coesas. Porém, o que estamos buscando não é um mundo de opiniões boas, que recebem elogios. Mas um mundo de ações colaborativas, que têm a contribuir para o que as pessoas pensam ou demandam.
Os meus comentários a respeito de você foi só para ilustrar o nosso comportamento como blogueiros e agentes da Web 2.0. Outro comportamento seu que dessa vez positivo, foi colocar em seu blog esse meu post sobre sua participação em seu blog!
Daniel Heise Said,
April 15, 2008 @ 10:46 pm
Se os blogueiros acharem que aquilo que hoje se chama “blogosfera” (a coletividade dos blogueiros) se sustentará sem a participação da academia e das empresas, eu acredito que haverá decepção. Insisto na tese da “mesma cadeia”, os blogs são uma nova mídia, e mídia é meio e não fim. Sem a colaboração da academia e das empresas o conteúdo ficará pobre, mais vazio, apenas um mundo de percepções secundárias. É fundamental que haja o original alimentando a cadeia. O conteúdo primário alimenta, não tem como fugir.
Eduardo Vasques Said,
April 15, 2008 @ 11:08 pm
Daniel, sobre conclusões, não saiu nada. Por isso estou já conversando com a Ceila pra mudarmos o formato. Esse lance de “camp” não rola mais justamente porque fica só na conversa e pouco na ação e fomento do mercado. Se tiver sugestões, escreva e tentamos desenvolver no próximo.
Abraço,
Edu
http://perolasdasassessorias.wordpress.com
Diego Said,
April 16, 2008 @ 12:40 pm
Eduardo, vocês pensam em sair do modelo de desconferência?
Estava comentando com o Shirakashi que o evento deveria cuidar para haver um publico heterogêneo, até além do que as pessoas de assessorias que ali estavam. Como pessoal acadêmico, simples usuários de Internet e etc… E que todos estagem misturados em todas as salas e não segregados.
Outra coisa é a importância de um mediador.
Abraço
Diego
Gil Giardelli & Humanidade 4.0 Said,
April 17, 2008 @ 3:16 am
Diego, a discussao a conversa nos faz evoluir! Roma para os Romanos e a blogosfera para qualquer ser pensante! Oarabens pelo blog, voltarei sempre! Um grande abraco, Gil Giardelli
Diego Said,
April 18, 2008 @ 5:24 pm
Gil, é isso mesmo a blogosfera tem que ser aberta. Porém, a minha grande preocupação é atacar o mundo acadêmico e as corporações, em vez de melhorarmos como blogosfera.
Temos que construir pra que eles venham, e não destrui-los.
ceilasantos Said,
June 23, 2008 @ 5:08 pm
Diego, o NewsCamp num novo formato acontece no dia 19 de julho. espero sugestões, dicas e sua presença!
Diego Said,
June 25, 2008 @ 7:54 pm
Oba! Estarei lá.